Tipos de cortina: como escolher o modelo ideal para cada cômodo

Tipos de cortina: como escolher o modelo ideal para cada cômodo

Saber qual dos tipos de cortina é ideal para sua casa, parece tarefa difícil de ser resolvida. Escolher o tipo de tecido, tamanho, estilo que combine com os móveis, pode soar um pouco complicado. Mas aqui, você vai descobrir os tipos ideais para sua residência.

Fazer a escolha certa das cortinas, causam grande diferença na decoração de casa. Além de mudanças no quesito beleza, elas trazem opções como controle de luminosidade, barulho e claro a privacidade do ambiente.

Hoje separamos diversas tipos de cortina para cada cômodo específico do seu lar, acompanhe.

Tipos de cortina para sala

Acertar o modelo certo de cortina faz uma diferença enorme, inclusive se este lugar for a porta de entrada da casa, a sala. As cortinas além de serem utilizadas para proteção da entrada de luz no ambiente e privacidade do local, escolher um belo modelo, muda completamente a recepção, se tornando um lugar aconchegante e bonito. Veja abaixo modelos para sala.

Cortina Rolo: um pouco confundida com a cortina romana, a de rolo é recolhida de baixo para cima. Proporciona o controle de luz, de acordo com a posição de subir e descer. Pode ser encontrada em diversas opções de tecidos e cores e tons neutros, deixando livre a opção de um ambiente mais descontraído ou neutro.

Cortina Plissada: esta opção tem ótimo caimento para salas e quartos. Seu modelo moderno em forma de sanfona, traz delicadeza e modernidade, e é uma ótima combinação com cortinas tradicionais de tecido. Podem ser encontradas no poliéster e com tratamento antiestático, que impede o acúmulo de poeira. Seu sistema pode ser manual ou motorizado.

Cortina Celular: design moderno, se parece com uma colmeia de abelha nas laterais é uma ótima opção para quem busca proteção sonora e térmica. Existem modelos com e sem blackout limitando a entrada de luz.

Tipos de cortina para quarto

Um ambiente bem diferente da sala, o quarto já busca por características de privacidade e aconchego. Visto que é um lugar de descanso e tranquilidade. Veja abaixo modelos para quarto.

Cortina Blackout: bem conhecida, a cortina com tecido blackout é a melhor opção para quem busca um ambiente mais escuro. São indicadas para quartos e salas de TV. Além da busca por menos luminosidade, ela também retém cerca de 30% do calor, deixando o ambiente mais agradável. Pode ser encontrada nos modelos de cortinas ou persianas.

Cortina Vertivison: seu design inovador, são parecidas com as cortinas de modelos Wave, pela sua onda vertical. Seu caimento mais alinhado e uniforme, permite o controle de iluminação no seu recolhimento vertical e de forma que os gomos se recolhem de forma báscula. Podem ser encontradas nas opções de tecidos translúcidos.

Cortina Nouvelle: este modelo oferece 3 opções de comando, para mais transparência, luminosidade e privacidade. Seu design diferenciado, é indicado para quem busca modernidade e delicadeza. Podem ser encontradas nas opções de tecidos translúcidos e acionamento motorizado.

Tipos de cortina para cozinha

Um ambiente que tem pouco investimento em decoração, a cortina certa, leva um toque de elegância e conforto no ambiente. Veja abaixo modelos para cozinha.

Cortina Romana seu modelo moderno, sua forma de manutenção de ser dobrada em camadas por cima da janela, possibilita a sua utilização em locais com móveis ou outros objetos próximos à janela. Ótima opção para a cozinha, devido seu fechamento funcional. Seus modelos, são produzidos com variedades de tecidos como translúcidos ,blackouts e outros.

Cortina Shofisticata de uma delicadeza e sofisticação como o próprio nome já diz, pode ser colocada em locais que não é necessário bloqueio total de luz. Nas opções translúcidas, podem ser acionadas manualmente ou motorizado.

Cortina Painel este modelo em especial é indicado para locais com ambientes grandes, como portas, vãos, fechamentos e outros. Este modelo atual das persianas, é encontrado em opções automático ou manual. O que facilita o manuseio. Também são encontradas nas versões com teto solar e blackout, opções que facilitam o controle da luz e temperatura. Quando fechadas, não ocupam grandes espaços.

Cortinas para trilha ou varão

Depois de conhecer vários modelos de cortinas para algumas partes da casa, escolher o suporte onde a cortina irá ficar também é importante. Mas você sabe a diferença entre trilho e varão ?

Os varões são suportes mais fáceis de serem colocados, inclusive na remoção para limpeza da cortina ou troca. São fabricados em madeira e plástico e várias cores. Sua desvantagem é no deslocamento, ela é mais difícil de deslizar.

Já o trilho seu modelo não é muito bonito, nas maioria das vezes metálicos, podem ser únicos, duplos ou triplos. Sua movimentação é mais suave , de acordo com a quantidade de trilhos. Contanto, sua desvantagem é sua remoção, é bem difícil e complicada.

Atualmente os trilhos mais procurado é o suíço. Eles são fixados no teto e não na parede. Neste caso as cortinas devem ser maiores, pois vão do teto ao chão. O que sugere cortinas sob medida para uma melhor visibilidade estética. Nestes casos, elas podem ser acompanhadas por molduras ou sanca de gesso.

Ficou curioso sobre mais tipos de cortina?Entre em contato conosco e tire suas dúvidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça um orçamento
Precisa de ajuda? Converse conosco