Iluminação inteligente e sua influência na decoração da casa

Iluminação inteligente e sua influência na decoração da casa

A luz pode influenciar a decoração, arquitetura, bem como nosso estilo de vida e nós mesmos. Com a tecnologia da iluminação inteligente, podemos criar diferentes cenários que dão mais dinamismo aos nossos espaços.

Num espaço interior o design é feito pensando no perfil do usuário. Dessa forma, é mais fácil resolver um possível problema de espaço e responder às necessidades que possam surgir a partir de um estudo de perfil de cliente.

Um dos principais desafios é contar com poucos espaços e mais de uma atividade para realizar nos mesmos. Por exemplo, um estúdio pode ter a função de “espaço de estudo” pelas manhãs e tardes, ou por exemplo nas noites de sábado ser um “home cinema”, entre outras. Uma excelente solução para facilitar esta mudança de ambientes e espaço é a iluminação inteligente.

A iluminação inteligente “esfria” ou “aquece” as emoções

A iluminação inteligente permite-nos criar diferentes programações e ambientes, bem como poder escolher diferentes cores e tonalidades de luz. Assim, podemos mudar de uma luz quente para um branco frio e, em seguida, para nossa cor favorita.

A verdade é que nosso corpo reage de acordo com as cores que estejam ao nosso redor. Provocando emoções nas pessoas, por exemplo, que sensação o amanhecer nos dá? As cores amarela e azul do céu vão estimulando o nosso corpo aos poucos, até dar-lhe energia para começar o dia.

Por outro lado, que sentimento um atardecer nos dá? A combinação de cores entre o laranja, o rosa e o amarelo, dá-nos tranquilidade, paz e relaxa-nos mesmo depois de um dia árduo de trabalho.

Podemos recriar esses cenários com iluminação inteligente em casa, nos sensibilizar através da iluminação inteligente com nosso corpo e mente. E assim, poder ter maior produtividade ou conciliação do sono, além de espaços mais dinâmicos e por que não, mais divertidos?

Iluminação inteligente: Dê cor às suas emoções e espaços

A psicologia da luz pode gerar uma qualidade de experiência ou, na sua falta, o oposto.

Algumas cores podem causar irritação e outras, por outro lado, podem fazer com que relaxemos e nos acalmemos. A par de um bom design de interiores está a psicologia da cor, onde se analisa o efeito das cores na nossa percepção do espaço e também na conduta humana.

Vamos dar uma olhada no que podemos criar em um espaço interior graças à iluminação inteligente:

  • Vermelho: além de ser “a cor do amor e da paixão”, também nos dá uma certa espontaneidade no espaço interior.

  • Laranja: é inovador. Para espaços onde se exige energia e um toque de diversão. Por exemplo, durante o exercício.

  • Amarelo: será por algo que é a cor que se dá ao entardecer, pois gera uma sensação de tranquilidade, conforto e ao mesmo tempo criatividade e otimismo. Se necessita de um ambiente de convivência e descontração, já sabe que cor utilizar na iluminação inteligente dos seus espaços.

  • Verde: Como a cor da folhagem das árvores, significa crescimento, renovação com um toque de juventude e segurança, ideal para a brinquedoteca infantil.

  • Azul: Especialmente para espaços onde pretende dar a sensação de frescura, energia e força. Uma cor que nos mantém psicologicamente ativos.

  • Rosa: Espaços com toque de sonho, ilusão e delicadeza.

Quais as vantagens que a iluminação inteligente em casa nos oferece?

Conforto

Podemos ligar e desligar as luzes LED sempre que quisermos. Mas, não só. Podemos regular e controlar a intensidade ou tonalidade em alguns casos. A partir do celular com um botão ou com voz podemos realizar essas atividades.

Poupança de tempo

Não teremos que percorrer toda a casa em busca de alguma luz que não apagamos. Podemos apertar um botão de qualquer um dos nossos dispositivos, chave eletrônica ou um botão manual e desligar todas as luzes LED em nossa casa ao mesmo tempo.

Economizando eletricidade

Não haverá despesas inesperadas ou descontroladas. As luzes apagam-se automaticamente, por hora previamente programada, por presença ou por desligamento centralizado.

A alternância de luz artificial com luz natural faz com que o nível de intensidade dos elementos de iluminação seja graduado. A iluminação inteligente adapta-se a diferentes cenários: sala de estar, quarto, banheiro, terraço… Em suma, dependendo da atividade, o tipo de luz pode variar para mais quente ou mais frio.

Poupança de energia

A iluminação inteligente permite-nos verificar a partir de qualquer um dos nossos dispositivos se temos as luzes acesas, não as temos ou se queremos ligá-las ou desligá-las. Graças a isso, economizamos e evitamos que a conta da luz seja muito alta. Esta tecnologia é muito útil quando passamos longas estadias fora de casa. Por exemplo: vamos alguns dias de férias e estamos preocupados porque deixamos a luz acesa. Com a iluminação inteligente, essas preocupações não existirão e através do seu smartphone pode aceder a todos os elementos de iluminação de sua casa. O que não deve esquecer é de ter internet móvel ilimitada ou internet wireless para que nada falhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça um orçamento
Precisa de ajuda? Converse conosco