7 dicas para decorar ao mesmo tempo que economizar energia

7 dicas para decorar ao mesmo tempo que economizar energia

A decoração em geral representa a oportunidade de embelezar qualquer ambiente, conferindo-lhe personalidade e estilo. Da mesma forma, deve ter como objetivo o conforto de quem habitará esse espaço. Neste post, falaremos sobre dicas para decorar como forma de economizar energia.

O poder de usarmos a decoração para tornar um espaço sustentável é sem dúvida uma grande vantagem que devemos aproveitar.

Obviamente, todas as recomendações a respeito, estarão sujeitas ao tipo de clima da zona onde é necessário. Por exemplo, uma região de clima úmido e frio precisará de soluções de acordo com suas condições, o que será pouco semelhante para áreas quentes e secas.

Seguindo com o foco em vários elementos decorativos, aqui estão algumas dicas eficazes de decoração para economizar energia:

1 – Dicas Para decorar: Cortinas

Representam um elemento decorativo que também pode ser um isolante muito bom, dependendo do material e da tonalidade escolhida. É importante ter em conta também a época do ano.

Se as janelas recebem constantemente radiação solar por estarem em um clima quente, pode-se optar por cortinas convencionais, com revestimento isolante, em cores claras e tecidos um tanto opacos, que oferecem proteção aos móveis e filtram a luz solar, reduzindo o calor que podem gerar.

O mais aconselhável é colocá-las bem próximas das janelas e em um comprimento que cubra até a parte mais baixa das mesmas.

Em casos de climas frios, pode-se recorrer ao uso de cortinas térmicas, que são muito versáteis e permitem manter o ambiente aconchegante em sua casa, atuando como isolante do frio externo e reduzindo os custos de aquecimento.

Por outro lado, este tipo de cortinas pode ser utilizado em diferentes épocas do ano, sendo útil também no verão, pois impede que o calor entre e mantém o ambiente fresco em casa.

2 – Dicas Para decorar: Cores claras nas paredes

Pintar as paredes de branco ou de cores claras vai facilitar a sua iluminação, natural ou artificial, o que vai aproveitar ao máximo a luz solar, reduzindo o consumo de energia.

O branco absorve muito menos calor do que outras cores, o que favorece um ambiente fresco e menos uso de ar condicionado. O branco é muito favorável para ser usado fora de casas localizadas em climas quentes, pois reduz a entrada de calor em aproximadamente 20%.

3 – Dicas Para decorar:Luzes LED

A opção pelo uso de lâmpadas LED será um sucesso total e um grande investimento, uma vez que são de baixo consumo de energia e promovem economias consideráveis ​​na fatura de energia elétrica. Também será importante manter bons hábitos de uso e desligá-los quando não os estiver usando. Poupar energia e estilo nesse caso combinam na perfeição!

Existe uma grande variedade de designs de lâmpadas decorativas que podemos incorporar na decoração da casa, o que irá adicionar estilo e personalidade onde forem colocadas.

4.- Uso da madeira na decoração

A madeira é um material que melhora consideravelmente a eficiência energética das residências, devido às suas propriedades térmicas que a tornam um excelente isolante e também muito durável.

A seleção de um chão de madeira natural dará aquele toque quente e aconchegante à sua casa, fácil de combinar e se adaptar a vários estilos.

É um material que pode ser utilizado em climas frios ou temperados, pois ajudará a mantera temperatura dentro de casa, contribuindo para a economia de energia. Também é um material reciclável.

A madeira em pisos, janelas, tetos, paredes, armários e decoração em geral representa, sem dúvida, uma excelente opção de economia de energia e nas contas de luz.

5.- Estores, toldos e pérgulas

Estes tipos de recursos são muito úteis nas épocas do ano mais quentes pelo que se podem incorporar este tipo de elementos funcionais, que são de grande ajuda para a protecção solar, atuando como barreira à radiação solar e gerando sombra que transforma o ambiente em um lugar muito mais fresco.

6.- Mude para eletrodomésticos mais eficientes

Eletrodomésticos modernos facilitam a economia de energia em casa, reduzindo os custos de faturamento de eletricidade. Os eletrodomésticos são identificados por rótulos, que os classificam em categorias, e também incluem um código QR que, ao ser baixado, oferece mais informações sobre as características e recomendações de uso do produto.

7.- Uso de tapetesfdecvo

Representam mais uma oportunidade de economizar energia, proporcionando uma sensação térmica e calorosa. Dependendo do tecido e do material, reduzirá o uso de aquecimento elétrico. É preciso lembrar que o uso de tapetes pode ser contraproducente no verão, pois retém o calor.

Dependendo do tamanho do espaço onde será colocado, você pode escolher diferentes cores e padrões.

Para finalizar, além de uma decoração sustentável, que incentive a economia de energia, assegure que todos os membros da sua casa sejam responsáveis ​​pelo bom uso da energia que geram e que colaborem com a economia do consumo de energia elétrica e com a conservação do meio ambiente. O trabalho em equipe facilita o alcance dos objetivos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça um orçamento
Precisa de ajuda? Converse conosco