Decoração para ateliê de costuras: dicas essenciais para montar seu espaço

Decoração para ateliê de costuras: dicas essenciais para montar seu espaço

Decoração para ateliê de costuras: conheça as principais dicas para montar o seu espaço, aqui neste artigo.

Quem ama moda e gosta de customizar as próprias peças, com certeza, deseja ter um cantinho para desenvolver tendências, praticar seu hobby e até aperfeiçoar seu talento. Mesmo que o sonho seja ter um atelier de costuras profissional, você pode dar o primeiro passo aproveitando os espaços disponíveis em casa para montar o seu cantinho com uma decoração de ambientes simples, aconchegante e moderna.

Confiram a seguir como decorar um pequeno ateliê de costuras:

Decoração para ateliê de costuras

Na hora de decorar um ambiente, precisamos levar em consideração que um espaço de trabalho deve ser um local que motive, torne as mentes mais criativas e ajude a se envolver no trabalho com mais energia. Para isso, basta adaptá-lo de acordo com nossos gostos e necessidades, além de ter em mente as principais dicas de decoração para o espaço.

Decoração

Escolha o espaço certo

O primeiro passo é pensar em quais divisões da nossa casa nos oferecem a possibilidade de criar um canto de costura? Dependerá da dimensão de cada espaço e da sua utilização, sendo adequada ou não a instalação da sua mini-oficina.

O quarto de hóspedes, o escritório ou a garagem -se for condicionado- também podem ser locais propícios para a criação de um recanto de estudo, ou quem sabe uma oficina no quintal aproveitando a varanda no jardim, etc.

Lembrando que, ao selecionar qualquer espaço terá de adaptar o novo recanto ao estilo da divisão, combinando as texturas e cores dos móveis. Em certos espaços também pode ser importante separar visualmente esta nova área de outras destinadas a descanso ou trabalho. Como? Com mudança de cor na parede ou tapete que delimite fisicamente o espaço.

Integrar móveis funcionais

O que se deve tentar fazer é procurar designs de móveis que satisfaçam tanto a função prática como a estética, pois é importante que sejam funcionais para realizar o trabalho corretamente e sem dificuldade, mas ao mesmo tempo devem ter um desenho original e de acordo com o estilo de decoração que queremos dar ao local.

Considere a iluminação

Numa oficina de costura, a iluminação é extremamente importante, já que se trabalha muito com os olhos e para não forçar terá que adaptar bons pontos de luz em locais estratégicos. Você pode colocar a mesa de trabalho perto da janela, mas de forma que se for destro, a luz do sol entre pelo lado esquerdo, e à noite deve ter uma boa iluminação, para isso você pode colocar um flexo na mesa de trabalho e uma luminária.

Adicione um quadro para notas

Para que tenha todos os pedidos, designs ou tudo o que deseja fazer bem controlados, pode adicionar uma quadro para incluir notas e lembretes. Procure um quadro da mesma cor da mesa de superfície, para que haja um equilíbrio visual. Este elemento também constituirá uma parte importante da decoração, pois parecerá que está integrado como se tratasse de uma obra artística.

Organize seu material de costura

Como organizamos nosso material de costura? Ter uma estante é essencial nesse espaço. Nele podemos organizar os rolos de tecido, bem com, as sobras para tê-los à mão quando precisarmos. Podemos otimizar o espaço desta incorporando também caixas ou cestos onde podemos organizá-los por cores, para que seja mais fácil encontrar o que procuramos.

Canto de costura

Na prateleira, você também pode organizar revistas e padrões em armários de arquivamento. Alguns potes de vidro com rosca também podem se tornar seus melhores aliados para armazenar botões, fitas e outros pequenos materiais que você usa todos os dias. O que não é usado com frequência, assim como o material de costura mais delicado, é preferível guardá-lo em gavetas, para diminuir o ruído visual do espaço.

Ter as agulhas, fios, cordões e rendas bem dispostos e à mão permitirá que você trabalhe com conforto. Assim, você evitará as frustrações derivadas de não conseguir encontrar o que precisa e o trabalho progredirá em bom ritmo.

Cores e quadros

Para quem vai montar seu ateliê no quintal, não é preciso tanto se atentar a esse detalhe. Mas, quem deseja montar o seu espaço em uma sala privada, o ideal é utilizar cores que acalmam a mente e preparam o corpo para rotina de trabalho, algumas opções são: verde, azul, lilás, rosa claro, branco, etc.

Essas são algumas dicas simples para montar um ateliê com charme e beleza, aproveite-as!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça um orçamento
Precisa de ajuda? Converse conosco